A amizade entre homens e mulheres

“Os amigos são a família que escolhemos”, talvez esta seja uma das frases mais verdadeiras de sempre. Uma amiga mulher é uma evolução disso, pela maior intensidade afectiva que é possível conseguir devido à superior inteligência emocional das mulheres em relação aos homens. Ser amigo de uma mulher permite que um homem experimente mais camadas de amizade, mais nuances e degradés no relacionamento entre duas pessoas, uma maior profundidade por contraste com a normal maior superficialidade que as relações de amizade entre homens têm. Porque as mulheres são infinitamente mais interessantes que os homens, complexas, sábias, ponderadas, inteligentes, daquela forma prática que os homens nunca conseguirão ser.

Uma relação de amizade entre um homem e uma mulher tem de ser alicerçada num respeito total, sem compromissos ou falhas, só assim poderá ser plena, verdadeira e potenciada ao máximo por tudo o que pode oferecer um ao outro. Infelizmente os homens são conhecidos por muitas vezes perderem as noções mais básicas de respeito, o que faz nascer a crença popular de que é difícil um homem ser genuinamente amigo de uma mulher, ainda mais se ela for atraente.

Outro elemento central é, a meu ver, a mutualidade da dimensão da presença de cada qual na vida do outro, na oferta de apoio, de conselho, de compreensão, até de tolerância em relação à individualidade do amigo/a, que pode nem sempre encaixar totalmente na nossa. Essa dose de respeito pelas escolhas de cada um, pelas suas opções de vida, não deve desresponsabilizar o outro de poder ser um catalizador de uma melhoria em aspetos dos quais às vezes nós mesmos não temos consciência, pela dificuldade de sermos bons juízes em causa própria, algo no qual as pessoas em geral, e os homens em particular,tanta dificuldade têm. Essa voz de fora, quando é feminina, ganha muito em termos de sentimento, profundidade, racionalidade e clarividência, porque essas são características que nas mulheres estão profundamente mais desenvolvidas que no seu sexo oposto. Os homens têm uma deficiência genética incontornável nessas e noutras características que as mulheres possuem na sua base, como vice versa também é verdade se falarmos da maior desenvoltura masculina em termos de assertividade e descontração, e até na antítese de algumas dos traços femininos, por exemplo, a maior superficialidade dos homens que em certas situações pode ser boa conselheira para as suas amigas mulheres.

Quando estes ingredientes que referi atrás estão presentes, não há limites para o potencial de cumplicidade e riqueza na relação simbiótica de amizade entre um homem e uma mulher. Felizmente tenho algumas amigas assim, que enriquecem a minha vida todos os dias, e que em grande medida lhe dão sentido. Escrevo pois para todas as mulheres, mas para as “minhas mulheres” em particular, em jeito de homenagem e agradecimento a esse círculo restrito de amigas verdadeiras, irredutíveis no carinho e compreensão com as minhas múltiplas falhas, essas poucas grandes amigas que tenho e que são em larga medida a base da minha estabilidade emocional enquanto pessoa, enquanto homem. Quando dizem que atrás de um homem (grande ou pequeno) está sempre uma grande mulher, pode bem ser que essa mulher seja só e apenas sua amiga, e que ao sê-lo seja muito do que ele precisa para ser feliz e melhor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s